Apostila PROFESSOR B - LÍNGUA PORTUGUESA - Concurso SEDUC ES
Apostila para concurso público da Secretaria de Estado da Educação (SEDU), para o cargo de Professor B - Língua Portuguesa. São 223 vagas com remuneração de R$ 1.982,55 a R$ 3.554,92 com carga horária de 25 horas semanais. Para concorrer à vaga o candidato deve possuir nível superior.
As inscrições serão realizadas no endereço eletrônico da Fundação Carlos Chagas, www.concursosfcc.com.br no período de 27 de novembro de 2015 a 14 de dezembro de 2015. A taxa de inscrição é de R$ 80,00.
A prova está prevista para ser realizada no dia 31 de janeiro de 2016.
Apostila Impressa - 332 páginas
Apostila Digital por Download – 10 MB
De acordo com o CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
CONHECIMENTOS BÁSICOS PARA O CARGO DE PROFESSOR B – ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO (APLICÁVEL A TODOS OS CANDIDATOS)
Língua Portuguesa
Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados: identificação de informações explícitas e implícitas; significado de palavras e expressões; distinção entre fato
e opinião; tema do texto. Suporte, gênero e enunciador do texto; função sociocomunicativa de um gênero textual; Interpretação com o auxílio de material gráfico diverso;
textos de diferentes gêneros. Relação entre textos: diferentes formas de tratar uma informação; posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou
tema; intertextualidade. Coerência e coesão referencial e sequencial: relações entre as partes do texto; identificação da tese do texto; relação entre tese e argumentos;
estratégias argumentativas; partes principais e secundárias no texto; relações de sentido entre recursos verbais e não verbais. relação causa/consequência entre partes e
elementos do texto; relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios, etc. Relações entre recursos expressivos e efeitos de sentido:
efeitos de ironia ou humor em textos variados; efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações, da escolha de uma determinada palavra ou
expressão; exploração de recursos ortográficos, morfossintáticos e estilísticos. Variação linguística: marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor do texto;
marcas linguísticas ou situações de uso que singularizam as variedades linguísticas sociais, regionais e de registro.
Conhecimentos Pedagógicos
1. Aspectos Filosóficos da Educação: 1.1. O pensamento pedagógico moderno: iluminista, positivista, socialista, escolanovista, fenomenológico-existencialista,
antiautoritário, crítico. 1.2. Tendências atuais: liberais e progressistas. 1.3. O pensamento pedagógico brasileiro: correntes e tendências na prática escolar; 2. Aspectos
Sociológicos da Educação: 2.1. As bases sociológicas da Educação, 2.2. A Educação como processo social, 2.3. As instituições sociais básicas, 2.4.Educação para o
controle e para a transformação social, cultura e organização social, 2.5. Desigualdades sociais, a relação escola / família / comunidade. 2.6. Educação e Sociedade no
Brasil.3. Aspectos Psicológicos da Educação: 3.1. A relação desenvolvimento / aprendizagem: diferentes abordagens; 3.2. A relação pensamento / linguagem a formação
de conceitos; 3.3. Crescimento e desenvolvimento: o biológico, o psicológico e o social. 3.4. O desenvolvimento cognitivo e afetivo; 4. Avaliação: 4.1.. A avaliação como
processo; 4.2. Avaliação do sistema educacional, avaliação institucional e o uso dos resultados da avaliação. 5. Didática; 5.1. A relação professor / aluno; 5.2. A função
social do ensino; 5.3. Os objetivos educacionais, os conteúdos de aprendizagem; 5.4. As relações interativas em sala de aula; o papel dos professores e dos alunos; 5.5.
Organização social da classe; os direitos da criança e do adolescente; 5.6. A sala de aula e sua pluralidade; 5.7. Planejamento da ação didática: 5.8. Planos de curso,
Aula e ensino. 6. Diretrizes, Parâmetros, Medidas e Dispositivos Legais para a Educação: 6.1. A LDB atual, 6.2. O Estatuto da Criança e do Adolescente; 6.3. As Diretrizes
Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental e para o Ensino Médio. O Currículo Básico da Rede Estadual do Espírito Santo.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
LÍNGUA PORTUGUESA
1.Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2. Polifonia e interdiscursividade. 3. Intertextualidade, coerência e coesão textual. 4. Modos de
organização textual: descrição, narração e argumentação. Concisão, progressão e paralelismo sintático e semântico. 5. Níveis de linguagem. 6. Tipos e gêneros textuais.
7. Funções da linguagem. 8. A construção do texto: o parágrafo como unidade de composição; tópico frasal e suas diferentes feições. Sintaxe da oração e do período.
Frase, período e oração. Ordem direta e indireta da estrutura frasal. Processos de coordenação e subordinação (valores sintáticos e semânticos). Valor semântico e
emprego dos conectivos. 9. Variedades linguísticas. 10. Semântica: figuras de linguagem, vícios de linguagem, polissemia, sinonímia, antonímia, paronímia, homonímia,
denotação e conotação. 11. Tipos de discurso. 12. Morfologia em uma perspectiva discursiva-textual. 13. Acentuação gráfica, pontuação e ortografia em uma perspectiva
discursiva-textual. 14. Regências nominal e verbal. Crase. Concordância nominal e verbal. 15. Barroco mineiro. 16. Arcadismo brasileiro. 17. Realismo/ Naturalismo/
Parnasianismo brasileiro. 18. Simbolismo. 19. Vanguardas Artísticas na literatura. 20. Pré-modernismo no Brasil. 21. Modernismo no Brasil 22. Pós-modernismo. 23.
Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa.
As inscrições serão realizadas no endereço eletrônico da Fundação Carlos Chagas, www.concursosfcc.com.br no período de 27 de novembro de 2015 a 14 de dezembro de 2015. A taxa de inscrição é de R$ 80,00.
A prova está prevista para ser realizada no dia 31 de janeiro de 2016.
Apostila Impressa - 332 páginas
Apostila Digital por Download – 10 MB
De acordo com o CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
CONHECIMENTOS BÁSICOS PARA O CARGO DE PROFESSOR B – ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO (APLICÁVEL A TODOS OS CANDIDATOS)
Língua Portuguesa
Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados: identificação de informações explícitas e implícitas; significado de palavras e expressões; distinção entre fato
e opinião; tema do texto. Suporte, gênero e enunciador do texto; função sociocomunicativa de um gênero textual; Interpretação com o auxílio de material gráfico diverso;
textos de diferentes gêneros. Relação entre textos: diferentes formas de tratar uma informação; posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou
tema; intertextualidade. Coerência e coesão referencial e sequencial: relações entre as partes do texto; identificação da tese do texto; relação entre tese e argumentos;
estratégias argumentativas; partes principais e secundárias no texto; relações de sentido entre recursos verbais e não verbais. relação causa/consequência entre partes e
elementos do texto; relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios, etc. Relações entre recursos expressivos e efeitos de sentido:
efeitos de ironia ou humor em textos variados; efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações, da escolha de uma determinada palavra ou
expressão; exploração de recursos ortográficos, morfossintáticos e estilísticos. Variação linguística: marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor do texto;
marcas linguísticas ou situações de uso que singularizam as variedades linguísticas sociais, regionais e de registro.
Conhecimentos Pedagógicos
1. Aspectos Filosóficos da Educação: 1.1. O pensamento pedagógico moderno: iluminista, positivista, socialista, escolanovista, fenomenológico-existencialista,
antiautoritário, crítico. 1.2. Tendências atuais: liberais e progressistas. 1.3. O pensamento pedagógico brasileiro: correntes e tendências na prática escolar; 2. Aspectos
Sociológicos da Educação: 2.1. As bases sociológicas da Educação, 2.2. A Educação como processo social, 2.3. As instituições sociais básicas, 2.4.Educação para o
controle e para a transformação social, cultura e organização social, 2.5. Desigualdades sociais, a relação escola / família / comunidade. 2.6. Educação e Sociedade no
Brasil.3. Aspectos Psicológicos da Educação: 3.1. A relação desenvolvimento / aprendizagem: diferentes abordagens; 3.2. A relação pensamento / linguagem a formação
de conceitos; 3.3. Crescimento e desenvolvimento: o biológico, o psicológico e o social. 3.4. O desenvolvimento cognitivo e afetivo; 4. Avaliação: 4.1.. A avaliação como
processo; 4.2. Avaliação do sistema educacional, avaliação institucional e o uso dos resultados da avaliação. 5. Didática; 5.1. A relação professor / aluno; 5.2. A função
social do ensino; 5.3. Os objetivos educacionais, os conteúdos de aprendizagem; 5.4. As relações interativas em sala de aula; o papel dos professores e dos alunos; 5.5.
Organização social da classe; os direitos da criança e do adolescente; 5.6. A sala de aula e sua pluralidade; 5.7. Planejamento da ação didática: 5.8. Planos de curso,
Aula e ensino. 6. Diretrizes, Parâmetros, Medidas e Dispositivos Legais para a Educação: 6.1. A LDB atual, 6.2. O Estatuto da Criança e do Adolescente; 6.3. As Diretrizes
Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental e para o Ensino Médio. O Currículo Básico da Rede Estadual do Espírito Santo.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
LÍNGUA PORTUGUESA
1.Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2. Polifonia e interdiscursividade. 3. Intertextualidade, coerência e coesão textual. 4. Modos de
organização textual: descrição, narração e argumentação. Concisão, progressão e paralelismo sintático e semântico. 5. Níveis de linguagem. 6. Tipos e gêneros textuais.
7. Funções da linguagem. 8. A construção do texto: o parágrafo como unidade de composição; tópico frasal e suas diferentes feições. Sintaxe da oração e do período.
Frase, período e oração. Ordem direta e indireta da estrutura frasal. Processos de coordenação e subordinação (valores sintáticos e semânticos). Valor semântico e
emprego dos conectivos. 9. Variedades linguísticas. 10. Semântica: figuras de linguagem, vícios de linguagem, polissemia, sinonímia, antonímia, paronímia, homonímia,
denotação e conotação. 11. Tipos de discurso. 12. Morfologia em uma perspectiva discursiva-textual. 13. Acentuação gráfica, pontuação e ortografia em uma perspectiva
discursiva-textual. 14. Regências nominal e verbal. Crase. Concordância nominal e verbal. 15. Barroco mineiro. 16. Arcadismo brasileiro. 17. Realismo/ Naturalismo/
Parnasianismo brasileiro. 18. Simbolismo. 19. Vanguardas Artísticas na literatura. 20. Pré-modernismo no Brasil. 21. Modernismo no Brasil 22. Pós-modernismo. 23.
Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa.
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R$ 25,00
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R$ 40,00
R$ 25,00
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