Apostila PROFESSOR B - EDUCAÇÃO FÍSICA - Concurso SEDUC / ES
Apostila para concurso público da Secretaria de Estado da Educação (SEDU), para o cargo de Professor B - Educação Física. São 30 vagas com remuneração de R$ 1.982,55 a R$ 3.554,92 com carga horária de 25 horas semanais. Para concorrer à vaga o candidato deve possuir nível superior.
As inscrições serão realizadas no endereço eletrônico da Fundação Carlos Chagas, www.concursosfcc.com.br no período de 27 de novembro de 2015 a 14 de dezembro de 2015. A taxa de inscrição é de R$ 80,00.
A prova está prevista para ser realizada no dia 31 de janeiro de 2016.
Apostila Impressa - 364 páginas
Apostila Digital por Download – 11 MB
De acordo com o CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
CONHECIMENTOS BÁSICOS PARA O CARGO DE PROFESSOR B – ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO (APLICÁVEL A TODOS OS CANDIDATOS)
Língua Portuguesa
Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados: identificação de informações explícitas e implícitas; significado de palavras e expressões; distinção entre fato
e opinião; tema do texto. Suporte, gênero e enunciador do texto; função sociocomunicativa de um gênero textual; Interpretação com o auxílio de material gráfico diverso;
textos de diferentes gêneros. Relação entre textos: diferentes formas de tratar uma informação; posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou
tema; intertextualidade. Coerência e coesão referencial e sequencial: relações entre as partes do texto; identificação da tese do texto; relação entre tese e argumentos;
estratégias argumentativas; partes principais e secundárias no texto; relações de sentido entre recursos verbais e não verbais. relação causa/consequência entre partes e
elementos do texto; relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios, etc. Relações entre recursos expressivos e efeitos de sentido:
efeitos de ironia ou humor em textos variados; efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações, da escolha de uma determinada palavra ou
expressão; exploração de recursos ortográficos, morfossintáticos e estilísticos. Variação linguística: marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor do texto;
marcas linguísticas ou situações de uso que singularizam as variedades linguísticas sociais, regionais e de registro.
Conhecimentos Pedagógicos
1. Aspectos Filosóficos da Educação: 1.1. O pensamento pedagógico moderno: iluminista, positivista, socialista, escolanovista, fenomenológico-existencialista,
antiautoritário, crítico. 1.2. Tendências atuais: liberais e progressistas. 1.3. O pensamento pedagógico brasileiro: correntes e tendências na prática escolar; 2. Aspectos
Sociológicos da Educação: 2.1. As bases sociológicas da Educação, 2.2. A Educação como processo social, 2.3. As instituições sociais básicas, 2.4.Educação para o
controle e para a transformação social, cultura e organização social, 2.5. Desigualdades sociais, a relação escola / família / comunidade. 2.6. Educação e Sociedade no
Brasil.3. Aspectos Psicológicos da Educação: 3.1. A relação desenvolvimento / aprendizagem: diferentes abordagens; 3.2. A relação pensamento / linguagem a formação
de conceitos; 3.3. Crescimento e desenvolvimento: o biológico, o psicológico e o social. 3.4. O desenvolvimento cognitivo e afetivo; 4. Avaliação: 4.1.. A avaliação como
processo; 4.2. Avaliação do sistema educacional, avaliação institucional e o uso dos resultados da avaliação. 5. Didática; 5.1. A relação professor / aluno; 5.2. A função
social do ensino; 5.3. Os objetivos educacionais, os conteúdos de aprendizagem; 5.4. As relações interativas em sala de aula; o papel dos professores e dos alunos; 5.5.
Organização social da classe; os direitos da criança e do adolescente; 5.6. A sala de aula e sua pluralidade; 5.7. Planejamento da ação didática: 5.8. Planos de curso,
Aula e ensino. 6. Diretrizes, Parâmetros, Medidas e Dispositivos Legais para a Educação: 6.1. A LDB atual, 6.2. O Estatuto da Criança e do Adolescente; 6.3. As Diretrizes
Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental e para o Ensino Médio. O Currículo Básico da Rede Estadual do Espírito Santo.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
EDUCAÇÃO FÍSICA
1. A história e as concepções pedagógicas da Educação Física escolar. 2. Avaliação da Educação Física escolar. 3 . Conhecimentos sobre o corpo (anatômicos,
fisiológicos, bioquímicos, biomecânicos e afetivos). 4. Conceitos e procedimentos das danças, jogos (cooperativos, recreativos e competitivos), lutas e ginásticas. 5. A
Educação Física como instrumento de comunicação, expressão, lazer e cultura.6. A Educação Física: ética, saúde, pluralidade cultural e meio ambiente. 7. A
ludicidade no ambiente escolar. 8. Linguagem corporal e cultura. 9. O plano de aula e suas aplicações práticas. 10. O esporte como conteúdo de ensino da Educação
Física Escolar. 11. Aspectos críticos para a prática educativa dos esportes na escola. 12. Transversalização da Educação Ambiental por meio das Práticas Corporais de
Aventura. 13. Metodologia de Ensino da Educação Física.
As inscrições serão realizadas no endereço eletrônico da Fundação Carlos Chagas, www.concursosfcc.com.br no período de 27 de novembro de 2015 a 14 de dezembro de 2015. A taxa de inscrição é de R$ 80,00.
A prova está prevista para ser realizada no dia 31 de janeiro de 2016.
Apostila Impressa - 364 páginas
Apostila Digital por Download – 11 MB
De acordo com o CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
CONHECIMENTOS BÁSICOS PARA O CARGO DE PROFESSOR B – ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO (APLICÁVEL A TODOS OS CANDIDATOS)
Língua Portuguesa
Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados: identificação de informações explícitas e implícitas; significado de palavras e expressões; distinção entre fato
e opinião; tema do texto. Suporte, gênero e enunciador do texto; função sociocomunicativa de um gênero textual; Interpretação com o auxílio de material gráfico diverso;
textos de diferentes gêneros. Relação entre textos: diferentes formas de tratar uma informação; posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou
tema; intertextualidade. Coerência e coesão referencial e sequencial: relações entre as partes do texto; identificação da tese do texto; relação entre tese e argumentos;
estratégias argumentativas; partes principais e secundárias no texto; relações de sentido entre recursos verbais e não verbais. relação causa/consequência entre partes e
elementos do texto; relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios, etc. Relações entre recursos expressivos e efeitos de sentido:
efeitos de ironia ou humor em textos variados; efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações, da escolha de uma determinada palavra ou
expressão; exploração de recursos ortográficos, morfossintáticos e estilísticos. Variação linguística: marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor do texto;
marcas linguísticas ou situações de uso que singularizam as variedades linguísticas sociais, regionais e de registro.
Conhecimentos Pedagógicos
1. Aspectos Filosóficos da Educação: 1.1. O pensamento pedagógico moderno: iluminista, positivista, socialista, escolanovista, fenomenológico-existencialista,
antiautoritário, crítico. 1.2. Tendências atuais: liberais e progressistas. 1.3. O pensamento pedagógico brasileiro: correntes e tendências na prática escolar; 2. Aspectos
Sociológicos da Educação: 2.1. As bases sociológicas da Educação, 2.2. A Educação como processo social, 2.3. As instituições sociais básicas, 2.4.Educação para o
controle e para a transformação social, cultura e organização social, 2.5. Desigualdades sociais, a relação escola / família / comunidade. 2.6. Educação e Sociedade no
Brasil.3. Aspectos Psicológicos da Educação: 3.1. A relação desenvolvimento / aprendizagem: diferentes abordagens; 3.2. A relação pensamento / linguagem a formação
de conceitos; 3.3. Crescimento e desenvolvimento: o biológico, o psicológico e o social. 3.4. O desenvolvimento cognitivo e afetivo; 4. Avaliação: 4.1.. A avaliação como
processo; 4.2. Avaliação do sistema educacional, avaliação institucional e o uso dos resultados da avaliação. 5. Didática; 5.1. A relação professor / aluno; 5.2. A função
social do ensino; 5.3. Os objetivos educacionais, os conteúdos de aprendizagem; 5.4. As relações interativas em sala de aula; o papel dos professores e dos alunos; 5.5.
Organização social da classe; os direitos da criança e do adolescente; 5.6. A sala de aula e sua pluralidade; 5.7. Planejamento da ação didática: 5.8. Planos de curso,
Aula e ensino. 6. Diretrizes, Parâmetros, Medidas e Dispositivos Legais para a Educação: 6.1. A LDB atual, 6.2. O Estatuto da Criança e do Adolescente; 6.3. As Diretrizes
Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental e para o Ensino Médio. O Currículo Básico da Rede Estadual do Espírito Santo.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
EDUCAÇÃO FÍSICA
1. A história e as concepções pedagógicas da Educação Física escolar. 2. Avaliação da Educação Física escolar. 3 . Conhecimentos sobre o corpo (anatômicos,
fisiológicos, bioquímicos, biomecânicos e afetivos). 4. Conceitos e procedimentos das danças, jogos (cooperativos, recreativos e competitivos), lutas e ginásticas. 5. A
Educação Física como instrumento de comunicação, expressão, lazer e cultura.6. A Educação Física: ética, saúde, pluralidade cultural e meio ambiente. 7. A
ludicidade no ambiente escolar. 8. Linguagem corporal e cultura. 9. O plano de aula e suas aplicações práticas. 10. O esporte como conteúdo de ensino da Educação
Física Escolar. 11. Aspectos críticos para a prática educativa dos esportes na escola. 12. Transversalização da Educação Ambiental por meio das Práticas Corporais de
Aventura. 13. Metodologia de Ensino da Educação Física.
Apostila Digital (Entrega Imediata / Download)
R$ 30,00
Apostila Impressa (Entrega pelos Correios)
R$ 45,00
R$ 30,00
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R$ 45,00
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